Bombardeio de informações, vontade de mais

cabeça_cacholaNossa cachola é realmente esquisita. Cabe muita coisa nela e as coisas vão sendo guardadas em gavetas, cantinhos, lugares inóspitos para serem resgatadas, escolhidas aleatoriamente ou apenas deixadas de lado para todo o sempre.

É curioso (curyoso!) que hoje somos bombardeados por informações e muitas vezes parece que tudo simplesmente vai explodir… mas basta um domingo mais tranquilo para tudo entrar no lugar.

Dizem que, durante a idade média, a quantidade de informação que um homem comum (leia-se camponês) tinha durante sua vida era menor do que o encontrado hoje em apenas uma edição do The New York Times. Poderíamos usar a Folha, o Estadão ou O Globo como exemplo tupiniquim… deve dar no mesmo.

O fato é que somos bombardeados por informações de todo tipo. Com as redes sociais, então, as metralhadoras se tornaram ainda mais potentes. Queremos compartilhar tudo o que vemos e sentimos, queremos que as pessoas “curtam” nossos status, desejamos ser vistos e admirados pelo que fazemos… ou alguém posta nas redes sociais as suas falhas, seus medos, seus pensamentos mais tenebrosos?

Mesmo assim, desejamos mais. A vida ultra-moderna, aquela que é líquida segundo o tio Bauman, nos faz buscar sempre mais. Nas horas de folga, precisamos “ler o livro que ficou de lado” ou “buscar aquelas informações extras que o professor indicou”, talvez “limpar a casa e desentupir a pia”.

Queremos mais, muito mais. Queremos encher a nossa cachola de informações que – pensamos – nos serão úteis. Até um dia, quem sabe, nossos cérebros inflarem de tanta informação, já que não sabemos do que ele é capaz. Já se foi o tempo da Idade Média, agora o tempo é dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s