Café Colômbia

Recentemente, descobri minha paixão por Cafés. O café (produto) e o Café (casa comercial).

Após passar algumas semanas em Buenos Aires, aprendi a apreciar estar em um café e desfrutar do ambiente, da tranquilidade, de uma boa medialuna (nas terras alvicelestes), quiçá de um bom pão de queijo (em terras tupiniquins) e, é claro, de um bom café expresso.

Na Europa também existe, e tive a incrível experiência de conhecer alguns cafés londrinos, mas por lá a relação das pessoas com o café se americanizou, “Starbucksizou”.

Aqui em Itu (e em todo o interior paulista) Cafés são difíceis de se encontrar. Tem no shopping, mas não é a mesma coisa.

Mas um dia, sem querer, eu vi de relance, da janela do carro, uma fachada discreta com uma placa que dizia “Café Colômbia”. Bem perto do meu trabalho.

Hoje, tive um tempinho para verificar do que se trata, e me surpreendi. Finalmente, conheci um café na minha cidade. Para sentar sem pressa, apreciar uma bebida (quente), ler um livro, talvez conversar tranquilamente com uma boa companhia. Mais surpreso eu fiquei quando descobri que a casa funciona há mais de 2 anos.

Além de um quintal convidativo e um cheirinho de café, o ambiente é sabiamente decorado com madeiras, quadros e velhos rádios, e ainda abriga uma quantidade razoável de filmes em DVD, disponíveis para locação: mas nada de Avatar ou Alvim e os Esquilos… são só filmes nacionais, latinos ou “cults”.

Um único problema: eles não aceitam cartões. Em tempos como este, em que até vendedor de sorvete na praia saca um aparelho do bolso, é item quase obrigatório. Mas talvez seja o charme.

Já que não utilizam essa tecnologia por lá, vou valer-me de uma outra tecnologia importante: como não tirei foto do lugar, deixo aqui a imagem da “casinha laranja” no Google Street View.

ps: não fui o único a blogar sobre este lugar.

3 comentários em “Café Colômbia

  1. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Não gosto de café! Passo loooonge hehe.. Abraços, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

  2. Olha que legal conhecer o blog de um ituano! Sobre café, já foi no Café Constancia? Também é uma boa opção em Itu. Ainda não conheço o Café Colômbia, mas como certeza pretendo ir. Abraço!

Deixe um comentário

