O que você quer ser quando crescer?

Dizem que o primeiro segredo do sucesso (o que quer que seja sucesso pra você) é saber pra onde você vai. Ou seja, você precisa responder sempre àquela famosa frase: o que você quer ser quando crescer?

Fazemos sempre relação com uma grande viagem: você só consegue seguir em frente quando sabe onde realmente quer chegar.

Às vezes, eu discordo. Afinal, nem todo viajante sabe para onde vai. E entre um vagão de trem e um barco atracado no porto, descobre belas paisagens, lindas estradas e pousadas aconchegantes.

Depois de perguntarem o que queremos ser quando crescer, dizem que precisamos entender quem somos, e para isso precisamos saber de onde viemos.

Isso me confunde.

Por um lado, é importante saber onde nasci, de onde vieram os meus pais e quais são as minhas raízes. Mas o mundo também diz que “não importa  quem você é ou de onde você vem, só importa quem você quer ser e aonde você quer ir”.

Dá pra entender a confusão? Primeiro, precisamos entender nossa história, mas depois precisamos planejar o futuro.

Mas até que ponto somos obrigados a saber o que vamos ser “quando crescermos”? Preciso responder isso agora?

Pensando aqui, lembro-me de quando fiz meu mochilão. Não foi muito longo e nem por muitos países. De fato, durou 15 dias e foi somente em um único (e belo) país. No começo, fui somente com o primeiro albergue reservado. O resto viria “naturalmente”. Mas logo no começo eu percebi que precisava me planejar. Não poderia ficar quantos dias me dessem na cabeça em cada cidade, afinal é importante reservar quartos, trens e planejar com antecedência para não acabar dormindo na rua.

Acho que a vida é assim. Ninguém precisa (e nem deve) planejar a viagem toda. Pense sempre na próxima cidade em que o trem vai parar. Preocupe-se somente com o próximo cais onde o navio vai ancorar. E assim, pouco a pouco, você vai fazendo a viagem da vida, que a gente não sabe bem por quê, mas sabe que “é bonita e é bonita”.

Portanto, acho que não é preciso saber o que ser quando crescer. Se souber, ótimo, mas se não souber, apenas siga o caminho pela estrada que parece mais promissora.

E vâmo que vâmo.

3 comentários em “O que você quer ser quando crescer?

  1. Realmente a vida é uma viagem ! ! !

  2. André San disse:

    Você comparou bem. Como numa viagem, é importante ter um norte e um planejamento. Mas uma viagem, assim como a vida, pode apresentar imprevistos, sejam bons ou ruins. E é isso que faz a surpresa, que pode até alterar o norte da viagem. Abraço!
    André San – http://www.tele-visao.zip.net

  3. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Eu até hoje não sei o quero ser quando crescer hahaha… Abraços, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

Deixe um comentário

