Metonímia

Sempre utilizamos a metonímia.

Aos que não sabem, metonímia é o uso de uma palavra para se referir a outra. Utilizamos metonímias sem nem perceber. Na escola ou na faculdade, quantas vezes não dizemos “Vou estudar o Carlão o dia inteiro”… e na verdade você vai estudar o grupo de assuntos passados pelo professor Carlão.

“Beber Danone” é uma expressão muito comum, mesmo que a Nestlé seja a marca mais vendida. Tomar uma Coca-cola sempre vai ser bom, mesmo quando for Pepsi. E se a panela está suja, esfregue com Bombril, mesmo que ele seja, na verdade, Assolan.

Passar o fim de semana “na sua tia” (na casa da sua tia), beber um Champagne (mesmo que não seja produzido na específica região da França) e ler Cecília Meireles (algum livro dela), são outras metonímias comuns.

E o Ibope é uma das metonímias mais usadas nos dias de hoje. Se ninguém gosta do chefe, dizemos que o Ibope dele está baixo. Se os salgadinhos da dona Terezinha estão mais gostosos, dizemos que estão com o Ibope em alta. Quando dizemos que “o Ibope da Globo é alto”, na verdade a audiência é que permanece alta.

E agora chega ao Brasil um novo instituto de medição de audiência das emissoras de TV: a Nielsen. Com a promessa de atuar em maior escala de amostragem e em mais regiões do que o concorrente Ibope, a “nova” empresa (bastante velha nos Estados Unidos) parece ter condições de servir bem ao mercado publicitário e às emissoras. A Globo, no entanto, não se mostrou muito animada (por que será?).

O preço de R$54 milhões ao ano para a operação da Nielsen vai ser pago por emissoras interessadas. Talvez a empresa americana chegue para ficar e concorrer com o Ibope em medição de audiência.

Difícil vai ser ganhar nas metonímias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s